Voltar

Notícias

Tupy lidera projeto bilateral Brasil-República Tcheca para desenvolvimento e aplicação tecnológica do laser

Notícias

7 de abril de 2021

Multinacional brasileira do setor de metalurgia, a Tupy está à frente do projeto Dolastool – Desenvolvimento e Otimização de Plataformas a Laser Aditivas, Subtrativas e Transformativas para a Indústria de Usinagem. Trata-se de uma iniciativa bilateral Brasil e República Tcheca, que reúne forças da indústria – além da Tupy, Welle Laser e SHM – com três centros de pesquisa: Instituto SENAI de Inovação em Processamento a Laser, HILASE Centre e IT-CAS.

O objetivo é desenvolver e otimizar plataformas para o processamento avançado a laser de materiais. “Esse intercâmbio de expertise entre nossa Companhia, as demais envolvidas no projeto e as instituições de pesquisa e desenvolvimento de ambos os países nos abre novas possibilidades e acelera o desenvolvimento tecnológico a partir da sinergia proporcionada”, comemora Elio Kumoto, gerente de projetos da Tupy.

O projeto busca desenvolver tecnologias subtrativas e transformativas como texturização de superfície e tratamento técnico a laser para modificar e controlar as propriedades da superfície de peças e componentes de alto valor agregado desenvolvidos e fabricados pela Empresa.

A ideia é também melhorar o desempenho e prolongar a vida útil dos componentes, adaptando a superfície para atingir os níveis necessários de microestrutura, propriedades mecânicas, fricção e resistência ao desgaste, além de avançar o TRL atual desses processos das escalas 3 a 6, ao compreender as interações básicas entre laser e matéria.

Sobre a Tupy

A Tupy é uma multinacional brasileira do setor de metalurgia e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte de carga, em todos os modais, infraestrutura, agricultura e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais em São Paulo, EUA e Alemanha.

Imprensa

Subir