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Tupy entra com pedido de patente de projeto voltado à aplicação em veículos híbridos

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9 de novembro de 2021

Conceito em desenvolvimento com a Ricardo-PLC, empresa global referência em engenharia, será apresentado em congressos internacionais em 2022

A Tupy, multinacional brasileira do setor de metalurgia, acaba de requerer a patente de um novo conceito de bloco de motor de ferro fundido. O projeto, desenvolvido em parceria com a Ricardo – empresa global referência em engenharia e consultoria ambiental especializada nos setores de transporte, energia e recursos escassos, é uma alternativa para aplicação em veículos híbridos.

Os detalhes do projeto serão apresentados em congressos internacionais, a partir de 2022. A solução desenvolvida utiliza do conhecimento e experiência da Tupy no desenvolvimento de ligas metálicas. Hoje, com o Compacted Graphite Iron (CGI), podemos dizer que os blocos que o utilizam têm a mesma robustez e resistência do ferro, porém, mais leve, similares aos blocos de alumínio.

“Neste projeto, avançamos e conseguimos oferecer um peso cerca de 5% abaixo dos componentes em alumínio, o que é bastante desafiador, considerando que a densidade do ferro em relação ao alumínio é quase três vezes maior. Na validação da prova de conceito, além da adequada resistência estrutural, observamos benefícios adicionais como a redução de ruído”, conta André Ferrarese, diretor da Tupy Tech, frente de P&D disruptivo da Companhia.

Sobre a Tupy

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Betim/ MG, Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais na Alemanha, Brasil, EUA e Itália.

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