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Tupy é fornecedora exclusiva da MAN de componentes estruturais para caminhões a combustão a hidrogênio
5 de maio de 2023
A Companhia fornecerá cabeçote de motor, produzido em CGI, para o novo MAN H45
A Tupy, multinacional referência na produção de componentes estruturais para bens de capital, acaba de fechar contrato para se tornar fornecedora exclusiva para engenharia e produção de cabeçotes da segunda geração do motor MAN H45, desenvolvido para caminhões movidos a hidrogênio.
Além de emissão zero em carbono, o motor apresentou significativa redução de NOx em relação à versão diesel, o que o posiciona consideravelmente abaixo da proposta de emissões EURO VII, que tem previsão de entrar em vigor em 2024, na Europa, e que estabelece normas mais rígidas de emissões poluentes antes da obrigatoriedade para que todos os veículos vendidos no continente sejam zero emissão, a partir de 2035.
“Trata-se de um projeto inovador que reforça a percepção de que os motores de combustão interna são soluções de longo prazo para a descarbonização, e não apenas soluções transitórias”, reforça Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.
Cabeçotes Compact Graphite Iron: mais resistência
Para atender o sistema de combustão de hidrogênio, os cabeçotes são produzidos com a liga Compact Graphite Iron (CGI), que apresenta resistência mecânica cerca de 75% maior que a do ferro cinzento. No caso da resistência à fadiga, o desempenho do CGI é o dobro. A combinação permite um design leve, mesmo que esteja relacionado a um processo de combustão de alta carga. A durabilidade é semelhante à versão conhecida com combustíveis diesel ou gás natural.
“Temos investido em P&D para explorar tecnologias comercializáveis e escaláveis para acelerar a descarbonização, dentro de uma estratégia multicombustível. Dentre esses combustíveis, o hidrogênio é uma alternativa altamente promissora”, finaliza de Rizzo.
Em fevereiro, durante o Congresso Internacional de Motores, realizado em Baden Baden, na Alemanha, a Tupy anunciou o investimento no desenvolvimento de outras ligas específicas para apoiar a produção de motores de combustão interna a hidrogênio. O diretor da Tupy Tech, André Ferrarese, que participou do evento detalhou a importância desses produtos. “O motor de combustão a hidrogênio é uma das alternativas de zero emissões consideradas pela legislação europeia para a descarbonização dos transportes”.
Para veículos pesados, essa solução de propulsão é preferencial por apresentar custo reduzido, apresenta alta eficiência em altas cargas de operação, tolera o uso de hidrogênio não puro, possui infraestrutura de produção e manutenção globalmente distribuída, e apresenta durabilidade muito superior a qualquer outra solução de zero emissões.
Sobre a TUPY
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio, reposição e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, São Paulo/SP e Joinville/SC, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA.