Voltar

Notícias

Tupy aposta no fortalecimento do ecossistema local conectando incubadora social à programa de capacitação e desenvolvimento

Notícias

18 de novembro de 2021

Multinacional brasileira investiu na inscrição de empreendedoras no JEDI, iniciativa que trabalha na prática os conceitos de criação de startups

A Tupy, multinacional brasileira, convidou participantes da Join.cubo, incubadora pública que faz parte do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador (CEPAT) e é vinculada à Secretaria de Assistência Social – SAS de Joinville, para participar da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), promovida pelo Join.Valle.

“A Companhia tem investido cada vez mais na ampliação de sua atuação no ecossistema de inovação e isso passa por promover a inclusão de atores que nem sempre têm acesso a este universo, mas, certamente têm muito a contribuir” diz Fábio Caramori, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Tupy.

Em parceria com a Join.Cubo, a Tupy selecionou participantes da incubadora que pudessem extrair o máximo valor da experiência, seja pelo engajamento ou pela maturidade de seus negócios.

“Iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento dos empreendimentos incubados, mas, é necessário que os participantes estejam comprometidos, e, certamente, esse comprometimento é o que fará toda diferença nos resultados”, conta Maria da Penha L. Camargo, coordenadora do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (SIOP) e responsável pela Join.cubo.

Participaram da jornada as empreendedoras Daniela Cristine Mähl Geisler (@docuras_da_dani_), Sandra Viviane Fernandes Colombo (@guriafazendoarteoficial) e Bruna Teixeira Corrêa Blasius (@b.fortees). Apesar dos diferentes segmentos, o comprometimento e a vontade de aprender e colocar em prática formavam o elo entre as três. “Aplicamos ferramentas importantes para o negócio, aprendemos a colocá-las em prática, tomar decisões sob pressão, fazer análises mensuráveis e digerir críticas. Excelente para nosso crescimento e desenvolvimento profissional.”, destaca Bruna.

A equipe da join.cubo foi uma das 9 finalistas e teve sua evolução destacada por muitos mentores do programa. “Nós ficamos muito honrados por incentivar esse momento de intensa aprendizagem e entusiasmados com o desempenho da equipe. Estamos certos de que a presença delas enriqueceu o ambiente e as trocas. Repetiremos esse modelo de conexão sempre que possível e convidamos outros atores do ecossistema a fazer o mesmo”, concluiu Caramori.

A Join.Valle, instituição que é responsável pelo programa, reúne representantes da tríplice hélice – academia, governo e empresas privadas – para promover o desenvolvimento da região por meio da tecnologia e da inovação, e tem como uma de suas mantenedoras a Tupy.

Sobre a Tupy

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Betim (MG), Joinville (SC) e Mauá (SP), e no exterior, nas cidades Aveiro, em Portugal, Saltillo e Ramos Arizpe, ambas no México. Além disso, possui escritórios comerciais na Alemanha, Brasil, EUA e Itália.

Imprensa

Subir