Voltar

Notícias

Tupy adquire negócio de componentes de ferro fundido da Teksid, subsidiária da Fiat Chrysler Automóveis

Notícias

20 de dezembro de 2019

O negócio permitirá que ambas as companhias ofereçam soluções cada vez melhores para seus clientes por meio do compartilhamento de práticas de classe mundial em manufatura e P&D, aumentando a presença da Tupy em segmentos estratégicos da indústria global de bens de capital e expandindo o potencial de crescimento em serviços de usinagem e engenharia

Joinville, 20 de dezembro de 2019 – A Tupy S.A. (“Tupy”), multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais de ferro fundido, anuncia hoje acordo para a aquisição do negócio global de componentes em ferro fundido da Fiat Chrysler Automobiles N.V. (“FCA”), que é operado pela subsidiária Teksid S.p.A. (“Teksid”). A transação proposta inclui as fábricas da Teksid no Brasil, México, Polônia e Portugal, além da participação em joint venture na China, bem como centro de engenharia na Itália e escritório comercial nos EUA. O negócio de alumínio da Teksid não está incluído na transação e vai permanecer como parte da FCA.

O valor a ser pago pela Tupy à FCA, no fechamento do negócio, é de €210 milhões, sujeito a ajustes usuais no preço da compra, a ser pago após a conclusão. Adicionalmente, a Tupy concederá bônus e descontos comerciais típicos da indústria, relacionados a acordos de fornecimento de longo prazo. A transação está sujeita às condições de fechamento habituais, incluindo a aprovação por parte das autoridades antitruste.

A aquisição proporcionará oportunidades substanciais para o compartilhamento de melhores práticas em processos-chave, permitindo à Tupy expandir sua atuação e crescer frente aos desafios da indústria. Juntas, as empresas tiveram aproximadamente R$ 7,2 bilhões de faturamento em 2018 e empregam cerca de 20 mil pessoas.

A estrutura resultante se beneficiará de uma base produtiva competitiva e flexível. Isso, aliado às forças de ambas as empresas, levará ao uso mais eficiente dos ativos e respostas mais rápidas à ciclicidade da indústria de bens de capital, fatores fundamentais para criar valor para clientes e assegurar a sustentabilidade para toda cadeia, no longo prazo.

O negócio também solidificará a presença da Companhia em segmentos estratégicos da indústria global de bens de capital, além de expandir consideravelmente o potencial de crescimento para seus serviços de usinagem, montagem de componentes e engenharia. Representa ainda um passo importante em direção ao mercado asiático, que oferece relevantes oportunidades de crescimento.

“A Teksid é globalmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e pelo talento e conhecimento técnico de suas equipes. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas aos nossos colegas da Teksid para construirmos juntos uma companhia ainda mais forte para o futuro”, comemora Fernando de Rizzo, CEO da Tupy. “Com a aquisição e a subsequente combinação de ativos, pessoas e conhecimento, poderemos aumentar significativamente a nossa capacidade de desenvolver novas tecnologias e entregar produtos e serviços com maior valor agregado para nossos clientes, em todo o mundo”.

A transação também fortalecerá a parceria estratégica da Tupy com a FCA, que permanecerá como um cliente significativo da empresa após a aquisição.

Assessores

Banco Morgan Stanley S.A. atuou como assessor financeiro exclusivo para a Tupy , enquanto o J.P. Morgan atuou como banco financiador. Cleary Gottlieb Steen & Hamilton atuou como assessor legal para a Companhia.

Imprensa

Subir