Voltar

Notícias

Tecnologia da Tupy presente em lançamento global

Notícias

19 de novembro de 2019

Multinacional brasileira desenvolveu blocos de motor de alta complexidade para o mercado norte-americano

A tecnologia desenvolvida pela Tupy, multinacional brasileira que produz componentes estruturais, foi aplicada no desenvolvimento de lançamento da Cummins para indústria automotiva.

Em um processo de codesenvolvimento, os times da Tupy e da Cummins, uma das maiores fabricantes de motores do mundo, desenvolveram soluções específicas para o motor Cummins 6.7L High-Output. Esse método de inovação colaborativa, já consagrado historicamente na Tupy, alia a experiência e o conhecimento da Companhia brasileira no P&D de peças de alta complexidade geométrica e ligas de ferro de alta resistência com a expertise dos clientes em seus produtos e mercados.

Parte do sucesso do projeto vem da liga de ferro aplicada. O CGI (Compacted Graphite Iron, na sigla em inglês, ou ferro vermicular em português) é a matéria prima dos blocos de motor. O material permite a produção de peças com paredes mais finas, contribuindo para a redução do peso do total do motor e do veículo como um todo, fator de elevada importância na busca por maior eficiência energética pela indústria automotiva.

“O diferencial do trabalho da Tupy nestes lançamentos é resultado da parceria de longa data que temos com nossos clientes e do investimento em P&D. São projetos iniciados cerca de 5 anos antes de seu lançamento, o que faz com que a nossa busca por inovação seja constante e direcionada a antecipar o futuro automobilístico”, diz Ricardo Fioramonte, Vice-presidente Comercial da Tupy.. Resultado deste desenvolvimento, os blocos de motor compõem o powertrain de pickups líderes do segmento e que já estão circulando no mercado norte-americano.

Imprensa

Subir