Voltar

Notícias

Grupo de voluntariado da Tupy realiza mutirão em manguezal

Notícias

17 de setembro de 2021

O grupo de voluntariado da Tupy realiza, neste domingo, a partir das 9 horas, um mutirão de limpeza em um trajeto de 750 metros, às margens do manguezal no bairro Boa Vista.

A ação faz parte do projeto SOS Manguezais, apoiado pela Companhia. Todo o lixo recolhido será separado e enviado para reciclagem ou descarte correto.

Além do mutirão de limpeza, os voluntários farão o plantio simbólico de mudas de árvores nativas (aroeira, ingá feijão e pitanga), ideais para o local

A ação é coordenada pelo Instituto de Conservação Marinha do Brasil com apoio da Tupy.

As atividades são uma forma de marcar o Dia Mundial da Limpeza (18/9) e o Dia da Árvore (21/9) e contribuem para mobilizar as pessoas para a prática do descarte correto dos resíduos e chamar a atenção para a importância dos mangues no equilíbrio do ecossistema. Conhecidos como berçários da vida marinha, são fundamentais para a reprodução e manutenção de diversas espécies.

Ainda como homenagem ao dia 21 de setembro, a Tupy está realizando o plantio de 2.500 mudas nos arredores da planta, em Joinville, contribuindo para a preservação da biodiversidade local. Adicionalmente, a ação contribui com a retirada de carbono do ambiente, uma vez que as florestas utilizam esse elemento na fase de crescimento. A Tupy mantém aproximadamente 5,2 mil hectares de áreas de preservação florestal em áreas onde atua. Deste total, 120 hectares destinados à conservação dos manguezais. O mapeamento realizado em 2020 identificou que, desse total, 80% são ocupados por florestas nativas, 9% por reflorestamento e 11% são considerados Áreas de Proteção Permanente. Isso gera um estoque de 1,8 milhão de toneladas de CO2 nessas florestas.

Imprensa

Subir