Voltar

Notícias

Economia circular é um dos novos desafios do Portal de Inovação Aberta da Tupy

Notícias

19 de julho de 2022

São cinco os desafios com inscrições abertas no Portal, que já recebeu mais de 60 propostas desde o lançamento do canal, em novembro de 2021

Encurtar distâncias por meio de um processo estruturado e um filtro adequado para inovações é o que propõe o Portal de Inovação Aberta da Tupy. A Companhia vem conduzindo diversas iniciativas para fortalecer seu canal de conexão com novas tecnologias, modelos e soluções originadas de startups, universidades, pesquisadores, fornecedores, estudantes e outros atores do ecossistema de inovação, ciência e tecnologia. O Portal propõe desafios amplos para atrair ideias customizadas para além daquelas que já estão no radar de pesquisa e desenvolvimento da Empresa.

Dois novos desafios foram lançados na plataforma (https://www.tupy.com.br/inovacao-aberta/), que está com cinco oportunidades abertas. O mais recente chama-se “Economia Circular também é melhoria contínua”. Embora essa já seja uma frente de forte atuação da Companhia, a intenção é ir além do negócio atual e atentar às necessidades da sociedade por meio de parceiros e soluções que conectem a Tupy a diferentes elos da cadeia para reavaliar as atuais práticas industriais e fazer com que os insumos gerados por outras indústrias possam ser reaproveitados em nos processos.

O outro desafio recente, nomeado “Inovando na proteção superficial dos núcleos de areia”, tem relação com uma importante etapa do processo produtivo da Empresa: a moldagem. Atualmente, os moldes – núcleos de areia – passam por um procedimento de pintura a fim de proteger a superfície. A solução que se busca deve acelerar o tempo destinado a esta etapa, seja com a proposição de melhorias no processo atual, novas tecnologias, alternativas de matéria-prima ou novas formas de proteção superficial.

Lançado no final de 2021, o Portal convida pessoas e empresas inovadoras a somar suas competências às da Tupy, gerando valor a todos os participantes. Das 62 propostas recebidas até o momento, 8% já avançaram para uma etapa de testes e validação da solução apresentada. “A Tupy estabeleceu processos específicos para as relações que nascem do Portal. Isso tem nos permitido agilidade para avaliar e testar as propostas, garantindo um retorno adequado a todos os participantes”, conta Fábio Caramori, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da Tupy.

Fábio Caramori, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios.

 

Sobre a Tupy

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Betim/ MG, Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais na Alemanha, Brasil, EUA e Itália.

Imprensa

Subir