Voltar

Notícias

Associação Atlética Tupy dá mais um passo pela inclusão com aquisição de triciclo adaptado para corrida

Notícias

16 de setembro de 2025

AAT amplia iniciativas de acessibilidade oferecidas para a comunidade e apoia corrida de rua em comemoração aos 10 anos do projeto Pernas Solidárias

Joinville, setembro de 2025 – A Associação Atlética Tupy (AAT) acaba de adquirir um triciclo adaptado para pessoas com mobilidade reduzida participarem de corridas. A estreia do equipamento, já disponível na sede da Associação, será no dia 5 de outubro, durante a corrida oficial do projeto Pernas Solidárias, que celebra 10 anos de existência. 

Essa iniciativa soma-se a outras ações promovidas pela AAT e reforça o compromisso em ser um espaço cada vez mais inclusivo. Em 2024, a Associação inaugurou o Parque Inclusivo Tupy, projetado para que crianças com e sem deficiência possam brincar juntas. O local é gratuito e conta com brinquedos adaptados e rampas de acessibilidade, garantindo experiências de lazer para todos. O triciclo também está disponível para uso da comunidade nas dependências da Associação.

“Queremos ampliar oportunidades para vivenciar a emoção do esporte. A inclusão é um valor que orienta nossas ações e, mais do que apoiar um evento, investir em iniciativas como o Pernas Solidárias reforça o papel da AAT como um espaço acessível e transformador”, destaca Valdecir Melo, gestor da Associação.

A Corrida Pernas Solidárias acontece em Joinville e a expectativa é reunir mais de 180 Pessoas Com Deficiência (PCDs) e cerca de mil participantes no total. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro, no site www.number.esp.br

Criado em 2015, o projeto surgiu do gesto de Cleiton Luiz Tamazzia, que levou seu primo cadeirante para uma corrida de rua. A repercussão positiva impulsionou a inciativa, hoje presente em diversas cidades do Brasil e com dezenas de triciclos adaptados em uso.

Colaboradores da Tupy guiarão triciclo em prova inclusiva

A Corrida Pernas Solidárias é composta pela prova geral, que terá início às 6h, e pela prova inclusiva, marcada para às 7h15. Nesta, cada cadeirante será conduzido por dois corredores, que se revezarão durante o percurso de 6,3 km. 

Como forma de incentivo à causa, a Tupy promoveu uma campanha interna para escolher dois colaboradores que irão guiar o triciclo adquirido pela AAT no dia 05 de outubro. O equipamento será utilizado por uma criança cadeirante, filho de um funcionário, fortalecendo o espírito de inclusão e união dentro e fora da Empresa.

Sobre a AAT

A Associação ocupa uma área de 60 mil metros quadrados, abrangendo uma variedade de instalações, entre elas: pista de atletismo, ginásios cobertos, quadras de vôlei de areia e beach tênis, quadra de tênis, além de parque infantil, lanchonete, jardim do mel, espaço coworking, anfiteatro, espaço de artes cênicas, consultórios de fisioterapia e odontologia, academia moderna, e diversos serviços em constante atualização para os associados. A estrutura conta com oito escolas, entre elas de Futsal, Vôlei, Dança e Música. A Associação Atlética da Tupy é um espaço aberto e gratuito para toda comunidade. 

Informações para a imprensa    

Edelman: TUPY@edelman.com

Imprensa

CONTATOS

Imprensa Brasil e Internacional

Imprensa México - Dígito_R

Subir