Empresa Código de Ética Produtos Tecnologia Meio Ambiente Pessoas Trabalhe Conosco Investidores Imprensa
Imprensa Tupy

Notícias

07/07/2021 TUPY, Westport Fuel Systems e AVL atuam em parceria para desenvolver piloto de motor de combustão interna a hidrogênio mais eficiente do mundo

São Paulo/Vancouver/Graz 7 de julho de 2021 - A Tupy (TUPY3/B3), líder mundial em fundição e usinagem de componentes estruturais de alta complexidade metalúrgica, a Westport Fuel Systems Inc. (TSX/Nasdaq: WPRT), líder global em combustíveis alternativos e tecnologias de transporte de baixa emissão, e a AVL List GmbH, maior empresa independente do mundo para desenvolvimento, simulação e teste na indústria automotiva, anunciam hoje acordo de colaboração para o desenvolvimento de um motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês – Internal Combustion Engine) de alta eficiência, movido a hidrogênio (H2) e destinado ao transporte de cargas. A parceria visa combinar materiais de alta complexidade, tecnologias de fundição e a mais recente tecnologia H2 ICE, usando injeção direta de alta pressão (HPDITM).

O hidrogênio é uma alternativa promissora de energia para aplicações de transporte de carga. Além de ser carbono neutro, tem potencial para reabastecimento rápido e pode ser usado para alimentar células de combustível e ICEs. Embora ambas sejam carbono neutro, os ICEs de hidrogênio permitem o uso de bases tecnológicas já existentes. A eficiência do powertrain será um fator-chave para garantir o custo acessível desse tipo de solução para ônibus e caminhões.

A fim de aumentar a eficiência e, portanto, melhorar o consumo de combustível dos atuais ICEs que utilizam hidrogênio, Tupy, Westport e AVL vão trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de um HPDI H2-ICE. Para lidar com altos picos de pressão, são necessários materiais e tecnologias de fundição e usinagem superiores. A AVL concluiu com sucesso o desenvolvimento do AVL Hydrogen Engine em colaboração com a Graz University of Technology, no início deste ano, enquanto a Westport também demonstrou anteriormente testes bem-sucedidos de ICE para veículos pesados com H2 utilizando HPDI. Os primeiros resultados deste codesenvolvimento entre AVL, TUPY e Westport são esperados para o início de 2022.

"Acreditamos que nosso conhecimento técnico e colaboração com clientes e universidades nos permitem desempenhar um papel importante no processo de descarbonização. Estamos estudando novos materiais, geometrias e usinagem que visam melhorar o desempenho de novos combustíveis alternativos de baixo carbono. Nessa busca por uma solução de transporte carbon-free e com custo viável, fazer parceria com empresas como a AVL e a Westport é gratificante", diz Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.

"O hidrogênio HPDI oferece às montadoras um caminho rápido e econômico para a tecnologia de carbono neutro, sem impactar o desempenho" diz David M. Johnson, CEO da Westport Fuel Systems. "Nossa colaboração com AVL e TUPY visa demonstrar que uma solução H2 HPDI pode atender os requisitos de performance e eficiência exigidos pelo mercado, a partir de bilhões de dólares já investidos em manufatura e desenvolvimento de motores e na infraestrutura existente, desenvolvida ao longo do último século. Atualmente, a solução HPDI já é utilizada em milhares de caminhões, reduzindo e/ou quase eliminando gases de efeito estufa, com base em uma plataforma de tecnologia comprovada".

"Nossos especialistas estão trabalhando ativamente em soluções de carbono neutro que podem estar no mercado até 2025 – entre elas o ICE de hidrogênio. A rápida introdução desta tecnologia ajudará a acelerar o desenvolvimento da infraestrutura de abastecimento de hidrogênio. Com nossa experiência na mais recente tecnologia ICE, o conhecimento em materiais e em fundição da Tupy, e as tecnologias superiores de sistemas de combustíveis da Westport, esperamos atingir níveis excepcionais de densidade energética e eficiência, com custo total de propriedade competitivo", conclui Rolf Dreisbach, Vice-presidente executivo de Caminhões e Ônibus da AVL.

Sobre a AVL

Com mais de 11 mil colaboradores, a AVL é a maior empresa independente do mundo para desenvolvimento, simulação e testes na indústria automotiva e em outros setores. Com base em seu pioneirismo, a empresa fornece conceitos, soluções e metodologias para moldar as tendências futuras de mobilidade. A AVL cria tecnologias inovadoras e acessíveis para reduzir efetivamente o CO2, aplicando estratégia multienergética em todas as aplicações – desde tecnologias híbridas até baterias elétricas e células de combustível. A empresa oferece suporte aos clientes em todo o processo de desenvolvimento, desde a fase de idealização até a produção em série. Para acelerar a visão de mobilidade inteligente e conectada, a AVL estabeleceu competências nas áreas de ADAS, direção autônoma e digitalização. A paixão da AVL é a inovação. Junto à uma rede internacional de especialistas que se estende por 26 países e com 45 Centros de Tecnologia e Engenharia em todo o mundo, a AVL impulsiona tendências de mobilidade sustentável para um futuro mais verde. Em 2020, a empresa gerou um faturamento de 1,7 bilhão de euros, dos quais 12% são investidos em atividades de P&D.

Para mais informações: www.avl.com

Sobre a TUPY

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global.

Para mais informações: www.tupy.com.br

Sobre a Westport Fuel Systems

A Westport Fuel Systems está impulsionando a inovação para um futuro mais limpo. A empresa é fornecedora líder de componentes e sistemas para combustíveis limpos e de baixo carbono, como gás natural, gás natural renovável, propano e hidrogênio para a indústria automotiva global. A tecnologia Westport entrega o desempenho e eficiência requeridos por aplicações de transporte e os benefícios ambientais que endereçam os temas de mudança climática e desafios de qualidade do ar nos centros urbanos. Sediada em Vancouver, Canadá, com operações na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, a empresa atende clientes em mais de 70 países com marcas líderes de transporte global.

Para mais informações: www.wfsinc.com


01/07/2021 Tupy fecha acordo para aquisição das operações de ferro fundido da Teksid no Brasil e Portugal
21/06/2021 Tupy recebe selo de diversidade Women on Board
17/06/2021 Tupy integra Associação Brasileira de Hidrogênio
15/06/2021 Tupy promove evento on-line para incentivar práticas em prol do meio ambiente
15/06/2021 Centro de Triagem e Testagem na Tupy dá lugar à Central de Imunização
08/06/2021 ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, recebe mais de 100 inscrições de todo o Brasil
07/06/2021 Tupy abre processo seletivo para 80 jovens aprendizes
26/05/2021 Inscrições para a aceleradora de startups da Tupy, a ShiftT, vão até 4 de junho
06/05/2021 Tupy lança sua aceleradora de startups, a ShiftT
30/04/2021 Tupy publica Relatório de Sustentabilidade
28/04/2021 Tupy tem maior receita líquida de sua história
27/04/2021 Tupy firma parceria com a USP para pesquisa de reciclagem de baterias
27/04/2021 A multinacional Tupy seleciona candidatos em Criciúma e região
07/04/2021 Tupy lidera projeto bilateral Brasil-República Tcheca para desenvolvimento e aplicação tecnológica do laser
01/04/2021 CEO da Tupy participa de Encontro da Indústria de Autopeças
04/03/2021 Tupy alcança a maior receita da história para um quarto trimestre
01/03/2021 Tupy continua contratando em ritmo acelerado
18/02/2021 Tupy distribui cerca de 20 milhões de reais aos seus colaboradores
12/02/2021 Tupy abre 160 novas vagas de empregos em Joinville
05/02/2021 Tupy conclui emissão de títulos no mercado externo
03/02/2021 Tupy cria Vice-Presidência de Compras e Logística
07/01/2021 Tupy entre os maiores grupos do Brasil
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2020
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2019
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2018
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2017
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2016
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2015
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2014
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2013
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2012
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2011
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2010
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2009
  Clique aqui para visualizar as notícias de