Empresa Código de Ética Produtos Tecnologia Meio Ambiente Pessoas Trabalhe Conosco Investidores Imprensa
Imprensa Tupy

Notícias

27/04/2021 Tupy firma parceria com a USP para pesquisa de reciclagem de baterias

Projeto será desenvolvido em parceria coma Escola Politécnica da USP, a Fundação USP e a Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação

A Tupy anuncia uma parceria inédita com a USP para o desenvolvimento de pesquisa em reciclagem de baterias de lítio, cujo investimento inicial é de cerca de R$ 4 milhões. O projeto de inovação será conduzido por 15 pesquisadores e, ao longo dos dois anos estabelecidos para a pesquisa, o número pode chegar a 20 profissionais envolvidos, entre professores, doutores, mestrandos e técnicos. Além da Tupy e da Escola Politécnica da USP, estão envolvidos na parceria a Fundação USP e o Embrapii. Hoje, grande parte dos processos de reciclagem de baterias são por piro metalurgia, no qual a matéria-prima é incinerada. Além de consumir muita energia e gerar emissões de carbono, há grande perda na recuperação de materiais, principalmente, do lítio.

A iniciativa faz parte dos estudos que vem sendo conduzidos internamente, abrangendo diversas tecnologias que têm sinergia com os conhecimentos e segmentos nos quais a Empresa atua. "A pesquisa será concentrada na técnica de hidro metalurgia, um processo em que a matéria-prima é dissolvida em soluções ácidas e, então, extrai-se a substância desejada. Esse método consome menos energia, gera menos emissões de carbono e possibilita uma maior recuperação de materiais", diz élio Kumoto, gerente da Tupy Tech.

Os estudos serão conduzidos no Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração da Escola Politécnica (Larex) e serão coordenados pelos professores Denise Espinosa e Jorge Tenório, ambos com mais de 20 anos de pesquisa em reciclagem de baterias.

"Um desafio importante para a viabilidade dos veículos elétricos é o ciclo de vida de produto, principalmente, quando falamos das baterias, que contêm uma variedade de matérias-primas metálicas, de terras raras e não renováveis. Para isso, é necessário investir em reciclagem, o que diminuirá a necessidade de extração e o impacto ambiental", diz Jorge Tenório, coordenador do Larex e da Unidade Embrapii Tecno Green, sediada na USP.

Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Companhia, destaca a sinergia do projeto com a estratégia da Tupy. "Acreditamos que conhecimento gera transformação. Foi investindo em P&D que a Empresa cresceu e se tornou referência mundial em componentes estruturais para o setor de bens de capital. Buscamos continuamente novas oportunidades de negócios que demandem soluções tecnológicas em metalurgias complexas e materiais. Somando isso à nossa forte atuação na economia circular, faz muito sentido que sejamos habilitadores desta iniciativa."

A parceria é parte do planejamento estratégico da Tupy, que possui duas novas frentes de trabalho: a Tupy Tech, concentrada em projetos de P&D disruptivo para as oportunidades que possam ganhar ênfase mercadológica e serem escaláveis, e a Tupy UP, que visa converter, acelerar e escalar oportunidades em novos negócios e promover melhorias nos existentes, por meio da inovação e da transformação digital.

Sobre a Tupy

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais em São Paulo, EUA e Alemanha.

28/04/2021 Tupy tem maior receita líquida de sua história
27/04/2021 A multinacional Tupy seleciona candidatos em Criciúma e região
22/04/2021 Tupy publica Relatório de Sustentabilidade
07/04/2021 Tupy lidera projeto bilateral Brasil-República Tcheca para desenvolvimento e aplicação tecnológica do laser
01/04/2021 CEO da Tupy participa de Encontro da Indústria de Autopeças
04/03/2021 Tupy alcança a maior receita da história para um quarto trimestre
01/03/2021 Tupy continua contratando em ritmo acelerado
18/02/2021 Tupy distribui cerca de 20 milhões de reais aos seus colaboradores
12/02/2021 Tupy abre 160 novas vagas de empregos em Joinville
05/02/2021 Tupy conclui emissão de títulos no mercado externo
03/02/2021 Tupy cria Vice-Presidência de Compras e Logística
07/01/2021 Tupy entre os maiores grupos do Brasil
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2020
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2019
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2018
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2017
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2016
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2015
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2014
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2013
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2012
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2011
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2010
  Clique aqui para visualizar as notícias de 2009