10/05/2018 Tupy atinge receita recorde de R$ 1 bi no primeiro trimestre

Resultado é fruto do crescimento da demanda por veículos e equipamentos relacionados a transporte de carga, infraestrutura e agricultura, no Brasil e no exterior

Joinville, maio de 2018 – Seguindo o movimento ascendente registrado no segundo semestre de 2017, os resultados do primeiro trimestre de 2018 da Tupy refletem o excelente momento que a empresa vive. Nestes primeiros três meses do ano, houve aumento de 23,9% na receita, que pela primeira vez nos 80 anos da companhia superou a marca de R$ 1 bilhão num único trimestre.

O EBITDA ajustado apresentou crescimento na mesma proporção, a despeito do aumento da ordem de 22% no custo com matérias primas - resultado obtido graças a ganhos de eficiência na operação e melhoria do mix de produtos vendidos. “Essa inflação no custo de matérias primas é um indicador de aquecimento da atividade econômica, o que sinaliza crescimento para a companhia, com aumento de demanda por nossos produtos”, avalia Fernando de Rizzo, presidente da Tupy.

O lucro, por sua vez, teve alta de 20,6% em relação ao 1T17, chegando a R$ 56,9 milhões, com margem de 5,4%.

O volume físico de vendas totalizou 150,8 mil toneladas, um aumento de 11,6% no comparativo com o ano anterior. “Os números robustos do primeiro trimestre são importantes por comprovar o acerto de nossa estratégia de focar em soluções para os segmentos de transporte, infraestrutura e agricultura”, avalia Rizzo. “Assim, ao mesmo tempo que estávamos bem posicionados para aproveitar a retomada econômica no Brasil, no mercado externo, conseguimos capturar o crescimento da economia global e a forte demanda por máquinas e equipamentos para segmentos importantes como construção, mineração e petróleo e gás, por exemplo”, conclui.

Crescimento dentro e fora do Brasil

A receita no mercado interno teve crescimento de 30,4%, sendo que as receitas oriundas de aplicações para veículos comerciais apresentaram alta de 73,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior em razão do aumento da produção de caminhões e motores no Brasil.

No mercado externo, o crescimento foi de 24,1%, com destaque para o aumento de 42,4% das receitas com aplicações para o segmento off-road, o qual está relacionado com o crescimento global da economia e consequente aumento da demanda por bens de capital.

A América do Norte permanece como protagonista das vendas fora do Brasil, respondendo por 64% das receitas da companhia (aumento significativo de 28% em relação ao primeiro trimestre de 2017). As Américas do Sul e Central representaram 17,9% e a Europa, 12%. Os demais 6,1% provieram da Ásia, África e Oceania.

Crescimento com disciplina financeira

“Outro ponto significativo foi nossa capacidade de atender o aumento da demanda, mesmo com as atividades de fundição suspensas em nossa planta de Mauá (SP). Estas conquistas são fruto de uma gestão que visa a eficiência operacional com foco na disciplina financeira e alocação de capital”, comenta Rizzo.

O capital de giro da companhia também passa por um bom momento. Não obstante o forte crescimento das vendas, observamos melhora de 10 dias no ciclo de conversão de caixa em relação ao primeiro trimestre de 2017.

Remuneração aos acionistas

Juntamente com os resultados, a Tupy anunciou a seus acionistas o pagamento de R$ 37,5 milhões em dividendos (juros sobre o capital próprio), primeira parcela do montante de R$ 150 milhões que serão distribuídos pela Companhia referentes ao ano de 2018.

17/07/2018 Tupy antecipa o pagamento do programa de participação nos resultados
11/05/2018 Inscrições para o Programa Jovem Aprendiz da Tupy
06/04/2018 Tupy anuncia Fernando de Rizzo como novo presidente
12/03/2018 51° Circuito Boa Vista Tupy reuniu cerca de 600 pessoas dia 4 de março